quarta-feira, 6 de novembro de 2013

(2012) TO ROME, WITH LOVE


Para mim um filme do Woody, não é apenas um "filme". É um acontecimento por si mesmo, e uma sensação de "regresso", de reencontro com uma espécie de familiaridade que para mim é de grande nostalgia. É como retornar a casa depois de muito tempo.O Woody Allen para mim é um realizador diferente de todos os outros. A sua obra extravasa em muito a vulgar acepção de "Cinema" tal como é geralmente entendida e consubstancia-se numa criação de ambientes, relações e sensações que podem ser mostrados em vários continentes, várias cidades, e com várias pessoas diferentes... mas que para mim tem a particularidade de me fazer sentir sempre como se estivesse a reencontrar velhos amigos que não vejo há muito tempo.
Achei este filme delicioso e para mim é completamente indiferente falar de estereótipos, clichés, esse tipo de argumentos com que normalmente a crítica gosta de mimar os filmes do Woody. Os nossos amigos também são sempre os mesmos (os que vão permanecendo) ao longo dos anos e não os criticamos por "serem sempre os mesmos"... podemos é também ir fazendo outro tipo de conhecimentos, amizades, que enriqueçam a nossa esfera de amizades e se pautem por feitos e sensibilidades diferentes (no caso do Cinema, outros realizadores e outras obras). Mas criticar uma obra porque "é mais do mesmo" não faz sentido para mim, pelo menos no caso do Woody Allen. Pelo contrário, no caso dele, ainda bem que se mantém no tipo de registo que me faz pura e simplesmente adorar os filmes dele, ano após ano!
Sugiro que vejam este filme, sobretudo os que gostam dos filmes do Woody, pois os que não gostam, também não me parece que seja desta vez (ou de qualquer outra) que vão passar a gostar. Mas a vida é mesmo assim, como sabemos, todos temos preferências diferentes. Todavia, penso que os que não conhecem a obra do Woody, pelo menos devem conhecê-la. Podem não apreciar depois, mas o Woody Allen é um nome incontornável na História do Cinema e defendo que os filmes dele merecem ser vistos, nem que seja para depois os criticar. Para mim, é um privilégio como apreciador de Cinema poder ter tido contacto com a sua obra, que como sabem vai muito para além do Cinema, e abarca também a escrita e a música. 
O Woody Allen é um dos meus realizadores preferidos, aliás tenho dificuldade em situá-lo ou atribuir-lhe um lugar entre os meus preferidos. É um caso aparte para mim. Foi dos primeiros realizadores que tive a preocupação de ter a obra toda. É uma enorme e absolutamente incontornável referência em termos cinematográfico, e pessoalmente, adoro os filmes dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário