quarta-feira, 6 de novembro de 2013

(2013) BLUE JASMINE


Um novo filme do Woody Allen, para mim, é sempre um acontecimento! Basta começar a ver o genérico característico e o tipo de música habitual que o acompanha e automaticamente respiro fundo e vivo sempre uma experiência de magia cinematográfica.. Pura e simplesmente adoro os filmes deste senhor, que vai fazer 78 anos no próximo dia 1 de Dezembro (2013).
O papel desempenhado pela Cate Blanchett neste filme, é realmente avassalador. As expressões de completo vazio e desespero absoluto mesclado de revolta com que consegue mascarar o rosto, são absolutamente impressionantes. Espero sinceramente que ganhe o Óscar! Devo dizer-vos no entanto que simpatizei também muito com a Sally Hawkins no seu papel de Ginger. Penso que esta actriz também faz um papel extremamente bem conseguido na sua personificação de uma mulher ainda jovem, de classe média baixa, mas com bastante sex-appeal, dividida de algum modo entre um contexto onde se sente confortável e o complexo de inferioridade perante a irmã que a desafia a tentar procurar "melhor". Segue lição de vida. 
O filme é um drama tremendo com quase todo o foco trágico centrado na Jasmine, e embora tenha bastantes momentos de humor, não pode na minha opinião ser considerado totalmente como uma comédia. De qualquer modo, os momentos de humor que tem, são extremamente bem conseguidos, como sempre com os filmes do Woody Allen. Por exemplo os momentos e o diálogo entre as duas irmãs e o Chili e o amigo deste, são impagáveis!
Apreciei também imenso os vários finais que "fecham o círculo" com o início do filme, como por exemplo a cena da senhora que se levanta do banco e se vai embora... e ao facto deste momento fazer a ligação à senhora idosa do aeroporto do início do filme, que estava fartissima de aturar a Jasmine. Muito bom!
Sessão no City do Campo Pequeno (para mim o "City" vai ser sempre o da Avenida da Praia da Vitória). Adoro estas salas, são das minhas preferidas. Achei no entanto as cores do filme muito pouco saturadas, pois aprecio mais as cores fortes em termos cinematográficos. 
Excelente banda sonora, como sempre! Vale a pena ver sempre o genérico até ao fim. Os filmes do Woody Allen só terminam em termos de visionamento no final da música. No final do genérico. Embora depois continuem sempre connosco!

1 comentário:

  1. Viva,

    Acabei há pouco de rever o "Take the Money and Run - O Inimigo Público" - que pode ser considerado o primeiro filme realmente feito pelo Allen -, e achei engraçado dar com um traço comportamental semelhante entre a sua personagem e a de Kate Blanchet no "Blue Jasmine". Ambos passam pela situação de lhes perguntarem o que fazem na vida por alguém com quem desejam ter um relacionamento amoroso, e ambos mentem na resposta, para esconder uma realidade da qual não se orgulham particularmente. É interessante apanhar pequenos pontos de contacto entre os filmes, que de resto são muitíssimo frequentes ao longo da sua obra, mas que não se repetem exactamente da mesma forma, devido às mudanças de contexto e da diferente personalidade das figuras envolvidas.

    Cumps.

    ResponderEliminar